sexta-feira, 8 de março de 2013

Artigo: Expresso-pt - "Quero que todo o Mundo saiba a nossa situação"

Por Giorgos Kosmopoulos, da equipa de campanhas da UE da Amnistia Internacional e Carmen Dupont, Coordenadora da campanha europeia sobre migração


«Em dezembro passado, 27 pessoas (maioritariamente afegãs), que tentavam chegar à Grécia, morreram afogadas perto da costa de Lesvos após o barco em que viajavam se ter virado. Apenas sobreviveu um rapaz de 16 anos. Os nossos pensamentos voltaram às visitas que fizemos nos dias anteriores, em Atenas, a um dos muitos centros de detenção e a algumas casas que albergam pessoas que fugiram ao conflito na Síria. Bahrir, Ralya e Alia tinham chegado à Grécia, numa outra noite, em circunstâncias semelhantes.
Conhecemos Ralya, uma rapariga de dez anos, no primeiro dia da nossa visita a Atenas. Ela andava descalça pelo chão frio de uma casa abandonada onde mais ninguém quereria viver. A sua família paga todos os meses 165 euros de renda. Eles fugiram da Síria por causa do conflito. Vive com o pai e os irmãos enquanto a mãe está na Alemanha.
"O barco de plástico que nos transportava pelo rio Ebro afundou e ficámos separados da minha mulher", explicou o pai.
Brahim, um dos filhos, tem 15 anos. Contou-nos que gosta de jogar futebol e marca muitos golos pela sua equipa. Um dia, Brahim chegou a casa a sangrar. Tinha sido atacado por um grupo de jovens vestidos de preto. Lembra-se de ouvir um deles a gritar "batam-lhe, batam-lhe".»




Sem comentários:

Enviar um comentário